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Plano de Curso

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Departamento / Setor 

Unidade

Ciência da Computação

CaC

Disciplina

 

Código

Semestre

Computação Gráfica

 

5o Período

Distribuição da carga horária

Carga horária Semestral

Carga horária semanal

 

Ano

64 h

Teóricas: 4 h

Práticas: - 0h

2012/1º

Ementa

            

 

 

 

  • Dispositivos gráficos de entrada e saída.
  • Teoria de Cor.
  • Transformações geométricas bidimensionais e tridimensionais.
  • Transformações de projeção paralela e perspectiva;
  • Curvas e superfícies.
  • Câmera virtual;
  • Rasterização bidimensional.
  • Recorte e seleção bidimensional.
  • Iluminação;
  • Remoção de linhas e superfícies ocultas;
  • Modelos de tonalização .
  • Aplicação de texturas.
  • O problema do serrilhado.
  • Animação.

 

Docente

 

 

 

 

Prof. Marcos Aurélio Batista

 

 

 

 

 

 

 

Catalão,             30   de  Janeiro     de  2012.

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________

________________________________________

 

Prof. Dr. Marcos Aurélio Batista
(professor da disciplina)

Prof. Dr. Vaston Gonçalves da Costa
(coordenador do curso)

 

 

2.OBJETIVOS

2.1. Gerais

 

 

Ao concluir os conteúdos desta disciplina, o(a) aluno(a) será capaz de modelar e implementar   sistemas simples de Computação Gráfica.

 

 

2.2. Específicos

 

 

 Os principais objetivos específicos que o(a) aluno(a) alcançará ao final do curso serão:

 

·         Conhecer  as principais técnicas de Computação Gráfica.

·         Modelar um sistema simples de Computação Gráfica.

·         Implementar um sistema simples de Computação Gráfica.

 

 

3. PROGRAMAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA

 

3.1. Discriminação do conteúdo

 

Horas previstas

 

 

  • Introdução
  • Dispositivos gráficos de entrada e saída.                                                                                  
  • Teoria de Cor.
  • Transformações geométricas bidimensionais e tridimensionais.
  • Transformações de projeção paralela e perspectiva;
  • Curvas e superfícies.
  • Câmera virtual;
  • Rasterização bidimensional.
  • Recorte e seleção bidimensional.
  • Iluminação;
  • Remoção de linhas e superfícies ocultas;
  • Modelos de tonalização .
  • Aplicação de texturas.
  • O problema do serrilhado.
  • Animação
  • Seminários
  • Avaliações

 

 

2

2

4

4

4

4

4

4

2

4

2

2

2

4

4

4

8

4

 

 

 

 

 

4. ESTRATÉGIAS DE ENSINO

 

 

 

·         Aulas expositivas

·         Exercícios de  fixação.

·         Seminários.

6. RECURSOS DIDÁTICOS

 

 

 

 

  • Quadro branco;
  • Projetor multimídia;
  • Televisão/DVD

 

 

 

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

 

 

 

     Nota 1: Avaliação escrita, correspondendo a 30% da Nota Final;

     Nota 2: Trabalho escrito, com avaliação oral, correspondendo a 10% da Nota Final;

     Nota 3: Apresentação de seminário, com avaliação oral, correspondendo a 30% da Nota Final;

     Nota 4: Implementação, com apresentação e avaliação oral, correspondendo a 30% da Nota Final;

 

 

 

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

 

 

  • AZEVEDO, E. e CONCI, A. Computação Gráfica – Teoria e Prática, ed. Campus, 2003
  • HEARN, D.; BAKER, P. Computer Graphics in C, Prentice-Hall, 1994;
  • PERSIANO, R.C.M. de Oliveira, A.A.F. Introdução à Computação Gráfica. Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda. 1989.
  • FOLEY, J.D. van Dam, A. Feiner K.S., Jughes, J.F. Computer Graphics: Principles and Practice. Addison Wesley, 1990.
  • HILL, F. S. Computer Graphics. Macmillan: New York, 1990.
  • MAGALHÃES, L.P. Computação Gráfica - Interfaces em Sistemas de Computação Gráfica. Ed São Paulo. Unicamp, 1986.

 

 

9. HORÁRIO DE ATENDIMENTO

 

Segunda-feira   – 15:00 às 16:40 hs.

Terça-feira – 15:00 às 16:40 hs.